quinta-feira, 21 de março de 2013

Crescer e evoluir sem perder a essência


“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino. Logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
Essa frase bíblica ilustra de forma bastante simples a necessidade de crescimento na vida do ser humano. Eu concordo até certo ponto, afinal ninguém pode ser criança para sempre, seja física ou psicologicamente. A única adição que eu faria a essa frase seria: “Sem esquecer tudo aquilo que me faz ser quem eu sou”.
A verdadeira luta, para mim, é aquela que acontece durante o nosso crescimento, pois é nele que começamos a perceber o mundo. E através dessa primeira percepção as nossas opiniões são formadas e a partir daí que a nossa essência surge. E é essa essência que deve ser mantida, pelo menos a sua melhor parte. É ela que nos move, nos mantem firmes diante das adversidades que virão; nos faz acreditar que é possível contorna-las.
A criança e o adolescente que você foi construíram o adulto que você é. Se fosse possível reencontrá-los, o que diria a eles?